top of page

Monografia nos cursos de especialização? siga nossas aulas para saber como fazer.

Aula 1

Marque um horário com nossa professora de metodologia científica!!!

O seu problema vai acabar! monografia facilitada na Funorte


O que é monografia para obtenção do título de especialista? Porque fazer monografia no final do curso?

O trabalho monográfico é uma regra do MEC para cursos de pós graduação Lato sensu, você só pode obter seu título se apresentar o trabalho escrito e uma apresentação de powerpoint sobre um assunto pertinente á área de conhecimento que você escolheu.Assim você será expert nesse assunto escolhido.

Uma monografia para obtenção de título de especialista não precisa ser inédita , apenas precisa obedecer as regras da metodologia científica para trabalhos monográficos em odontologia.

Desta forma o aluno deverá entregar o texto e a apresentação dentro dessas regras que

são gerais e podem ser obtidas em sites de faculdades.

Aqui na SBOOM ministramos aulas sobre a confecção do estudo e oferecemos exemplos de estudos para que o aluno siga as regras.


Como começar?

Em primeiro lugar o aluno deve escolher um tema a ser pesquisado que ele tenha alguma duvida clínica sobre o mesmo. Sugerimos que o aluno escolha um assunto que lhe é agradável e confortável para que a pesquisa seja facilitada.

Um trabalho científico sempre responderá uma dúvida de um assunto que ainda não foi resolvido na literatura . Para descobrir esse tema sugerimos uma busca nas bases científicas sobre o assunto que o aluno goste e verifique o estado atual da ciência que esse assunto se encontra no momento da pesquisa. Essa bisca rápida dará a ideia do que está se discutindo no momento sobre esse assunto e se for conveniente ao aluno ele pode pegar esse tema para si.


O que fazer com o tema escolhido?

A partir do momento que o aluno descobriu seu tema de preferência, ele seguindo o exemplo dos estudos levantados fará sua pesquisa individual sobre o tema e descreverá a mesma com suas próprias palavras seguindo as regras da escrita metodológica.

A pesquisa científica principalmente em nível de cursos de especialização profissional é replicável, não precisa ser inédita e a diferença de um estudo para o outro serão os estudos recentes levantados e a própria conclusão do pesquisador concordando ou não com o que já foi escrito.


Qual o objetivo da monografia para o aluno da especialização?

Os cursos de pós graduação lato sensu, são o primeiro degrau de acensão profissional, desta forma o objetivo deste primeiro passo após a graduação é familiarizar o aluno em pesquisas científicas e em regras de metodologia para em um próximo passo de ascensão profissional, ele já esteja preparado para fazer estudos mais importantes e inéditos que são obrigatórios em cursos de mestrado e doutorado.

Caso o aluno não se interesse em carreira acadêmica, o objetivo é prepará-lo para uma boa atuação profissional . O aluno que faz um bom estudo no seu curso de pós graduação, será aquele sempre atualizado, pois saberá pesquisar e julgar estudos publicados nas bases científicas, que auxiliarão suas dúvidas clínicas, e não acreditará em mazelas de profissionais que não seguem a ciência, o que protegerá sua atuação clínica, protegendo seu paciente e ele próprio de ações jurídicas.


Após descobrir o tema e a importância de fazer um estudo científico , como organizá-lo?

A monografia segue sempre a mesma regra de metodologia. Assim que o aluno escolhe o tipo de estudo que quer fazer, a partir deste ponto é só seguir as regras de metodologia . Para alunos de cursos de pós graduação aconselhamos que o façam uma revisão bibliográfica simples, deixando para aqueles alunos mais familiarizados em trabalhos científicos fazer uma monografia mais interessante como um estudo clínico retrospectivo.

Existe um modelo a ser seguido em cada tipo de estudo, e assim que o aluno tiver um tema que lhe agrade e o tipo de estudo que quer fazer é só seguir as regras da metodologia científica do modelo de trabalho escolhido. Simples assim


Se é tão fácil porque o aluno teme tanto fazer a monografia?

Sim, a monografia se seguirmos esses passos descritos acima é fácil !!! Porém...É MUITO TRABALHOSA! por isso que a chamamos de " trabalho". Desde os primeiros meses de curso o aluno deve familiarizar-se com os assuntos ministrados em aula pelo professor de ortodontia e escolher aquele que mais lhe agrada para iniciar uma pesquisa facilitada no google acadêmico para verificar o" estado da arte" do assunto e escolher seu tema . A partir deste ponto segue a regra de um estudo científico, que é sentar na frente do computador e buscar artigos para escrever seu estudo. O trabalho é ler os artigos, ás vezes traduzi~los, catalogá-los e colocá-los nas sessões metodológicas pertinentes. Se o aluno não tiver esse trabalho durante o curso todo realmente ele não terá subsídios para montar ser estudo. Em resumo, fazer a monogrtafia não é difícil e sim trabalhoso!


PORQUE AGORA A MONOGRAFIA É FACILITADA?

Porque a partir do momento que o aluno escolhe o tema de seu interesse teremos um modelo de monografia para seguir, orientado pelos professores de metodologia. Acompanhe nosso site para ter acesso a essas facilidades


MÃOS A OBRA PESSOAL!!!!! VAI DAR CERTO!

Prof : Rosa Carrieri Rossi



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page